Saiba mais sobre a profissão de Modelista

31/03/2011 23:09

 

Entre a criação do estilista e o corte da costureira, alguém tem que fazer o desenho da peça com as medidas exatas: o modelista.


    A vitrine é feita para encantar, para despertar o desejo de levar aquela roupa pra casa. Mas o espelho não engana: é no provador que o modelo conquista ou decepciona de vez a clientela. 

    “Às vezes a gente olha, pode amar e depois no corpo não fica do jeito que a gente espera.”

    “Você tem que se identificar com o estilo da roupa, da loja, isso sem duvida, acho que é o básico.”

    É mesmo com o estilista que começa o processo de criação de uma peça, mas não é apenas dele que depende o bom caimento da roupa. Para que isso aconteça, o desenho tem que ser transportado para um outro papel. É função do modelista trazer a idéia para o mundo real. 

   O mundo da moda é exigente. As medidas e as proporções têm que ser perfeitas. É preciso ser criativo para entender o que espera o idealizador da peça, mas o bom modelista pode e deve alertá-lo quando uma idéia parecer maluca demais. 

“Acho que o modelista criativo ajuda também. Porque ele consegue visualizar além do que está planejado,

consegue pensar o que vai acontecer com a peça no futuro.”

    Com o "rabisco" do estilista em mãos, o primeiro passo é enxergar a roupa do desenho dividida em pequenas partes: mangas, gola, bolsos. Cada pedacinho é desenhado e recortado no papel. Eles vão servir de guia para quem corta e costura o tecido. 
    Quando a produção é em larga escala, os modelistas manuais passam os recortes para uma turma mais informatizada: eles trabalham com uma máquina que identifica as formas e as medidas e passa tudo para o computador. 
    Aos 13 anos de idade, aprendei na prática a desenhar, cortar e costurar, mas para conseguir a vaga de modelista, tive que me especializar no programa. 

    “Diria que 90% do jeans é desenvolvido no sistema, não passa pelo processo manual. Existem algumas coisas que têm necessidade de um trabalho mais manual, mais detalhado. A vida do modelista tem a parte estressante por causa da velocidade e da perfeição. 
    No início da carreira, um modelista ganha, em média, 900 reais por oito horas de trabalho diárias. O salário dos mais experientes varia de 1500 até 6 mil reais.

Por Uildinéa Nunes.