Estilo Casual

14/04/2011 15:05

           Hoje em dia, os ambientes de trabalho e até mesmo eventos sociais pedem estilos diferentes e característicos de vestimenta. De forma sintética, podemos classificar o guarda-roupa tanto masculino quanto feminino em: esportivo, casual e formal.  Mas o destaque dessa matéria vai para o estilo casual.

Afinal de contas, o que é e o que caracteriza esse estilo?

O  casualwear nasceu nos Estados Unidos depois da segunda guerra mundial com a disseminação do  ready-to-wear, que mais tarde, pelo seu sucesso, seria copiado pela Europa, conhecido como  prêt-à-porter, em tradução livre: pronto para vestir. É o estilo mais adotado no dia-a-dia por profissionais de várias áreas e também para freqüentar ambientes informais. É bastante versátil, pois está entre o esportivo e o formal. Dentro do estilo casual podemos ter outras classificações, o casual despojado, chic, sofisticado. Há sempre a chance de brincarmos com vá rias nuances dentro do que sugere o  casualwear. Você pode não saber, mas com certeza dentro do seu guarda-roupa há muitas peças que fazem parte desse estilo: o jeans, a sarja, camisetas, camisas, jaquetas, blazeres, tênis, bermudas e até mesmo peças de alfaiataria. O mais interessante na moda é saber classificar e combinar as peças para montar o look perfeito para o seu lifestyle (estilo de vida). A camisa, por exemplo, é uma peça que transita praticamente em todos os estilos. O que vai diferenciá-la são os detalhes. Se a peça apresentar uma modelagem clássica, sem muitos recortes, em cores discretas ou padronagens sóbrias, com certeza, faz parte do estilo formal. Mas se for apresentada em cores modernas, recortes diferenciados, comprimentos inovadores, listras e xadrezes extravagantes com aplicações de estampas, patchs e bordados, não tenha dúvidas, é uma peça do estilo casual.

Peça coringa: o jeans

Sem dúvida, é a peça mais versátil do guarda-roupa de quem abusa desse estilo, pois consegue atender várias funções, ou seja, se adapta praticamente a várias ocasiões de uso. Não há mais limites para a criatividade. Hoje no mercado encontramos essa peça editada de várias formas para vários públicos. Recortes, lavagens, aviamentos localizados de forma diferenciada e cores diversificadas, tornam essa peça um  must have básico para todas as estações. O que vai contar para a aquisição do jeans perfeito, assim como qualquer outra peça, é a escolha da modelagem adequada para o seu corpo. Caso você tenha dúvidas, recorra aquela sua amiga super fashion que entende e ama moda. Será sua melhor consultora de imagem.

Ainda tem dúvidas sobre o que faz parte do casualwear?

Então vamos lá: o jeans, a sarja, o black jeans, a camisa pólo, a jaqueta, o paletó desestruturado, o tênis, sandálias, sapatos que apresentam design inovador, botas, a blusa fina de tricô, o blazer de tweed, a jaqueta ou o paletó de couro, a camisa de jeans, a camisa xadrez e listrada, o cardigã, as estampas de bicho, aplicação de brilhos e metais na medida certa, peças de tecidos tecnológicos com acabamentos diferenciados, e tudo aquilo que foge do rigor de tecidos estruturados. A camiseta faz parte desse repertório, mas no trabalho deve ser usada apenas nos ambientes mais informais, ou combinada a uma peça um pouco mais sisuda para quebrar tanta descontração, por exemplo: jaqueta ou paletó.

Dica importante

Cuidado para não exagerar no look. Existe um limite para tanta descontração. Se você gosta de muita informação no visual, eleja apenas uma peça para atrair a atenção à parte do corpo que você deseja. Ser reconhecida como ícone de bom gosto é como estar no red carpet vestindo um Valentino.