Tendências para o verão 2012
Para o verão 2012 destacam-se os seguintes temas:
Farm Style:
Com ares bucólicos o tema romântico da estação, traduz em suas formas uma sensualidade ingênua, com silhuetas sonhadoras e naturais, sugerindo looks boho retro, com a influência do início do “hipismo” da década de 70 em São Francisco, Califórnia, com sua atmosfera de “paz e amor”.
Estilistas: D&G, Bettina Liano, Ashish, Anna Sui, Mango, Replay e Desigual.
Formas: saia gypsy, top camponês fluido, vestidos longos com babados e camadas, e também com decote cigano ou de corte quadrado, shorts bloomer, saias com babados – detalhes de renda, crochês, macramês, fitas e fechos.
Palavra-chave: boho retrô
Estampas: florais chintzy, flores de hortênsia, rosas e margaridas ganham destaque, xadrezes gingham garantem o charme rural.
Color Resort:
Um visual limpo e moderno, com linhas e shapes simples, o tema sugere roupas descomplicadas, com absoluta simplicidade e sobriedade baseado em linhas geométricas, com detalhes funcionais quando usados.
Estilistas: Celina e Stella McCartney – com as suas raízes no inverno anterior -, Derek Lam e Sportmax.
Formas: vestido em forma de T, saias skater, saias lápis, calça flare, shorts slouchy, jaquetas, vestidos na altura do joelho, tops com recortes, vestidos -camisa, com mangas raglan tops em jersey, tudo com muita utilização de bloco de cores, além de decotes, como gola alta ou em V profundo. Os tecidos volumosos criam um apelo modernista relaxado.
Palavra-chave: linhas limpas.
Seventy Times:
Com influências do glamour da febre Disco – no melhor estilo Studio 54, festivais hippies com todo seu clima boho chic, ou em linhas limpas de YSL inspirando o estilo safari, a década de 70 foi relembrada por vários estilistas e segue com forte apelo comercial.
Estilistas: Frank Morello, Just Cavalli, Current Elliot e Mango.
Formas: Vestidos, do safari aos longos. A calça flare vem com detalhes clássicos da década de 70, como cortes altos e culotes, para os tops valem ajustados, túnicas e camisas.
Palavra-chave: charme com ar despojado
Estampas: cobras e leopardos.
Active Line:
O estilo esportivo traz um novo clima de utilidade, com silhuetas simplificadas e funcionais. Traduz o conforto da roupa de ginástica e artes marciais para sua utilização no dia a dia.
Estilistas: Acne, Dsquared2, Cheap Monday, Desigual e Iceberg.
Formas: coletes estreitos com zíper, vestido utilitário de seda, vestido com detalhes de cordão, parkas, casacos estilo de judô, calças cargo, shorts, t-shirts e tops bandeau, a sensação de pouco peso é indispensável, assim como trabalhar proporção, em camadas e assimetrias.
Palavra-chave: utilidade sutil.
Rocker Forever:
Inspirações da temporada 70’s traz outra tendência importante para o próximo verão em torno de punk da época, com uma versão da atualização de rock-chic misturada com um toque de androgenia.
Estilistas: Balmain, Isabel Marant e Replay.
Formas: jaqueta e colete motoqueiro são os hits desta tendência, com calças jeans skinny, camisas drapeadas sem mangas.
Palavra-chave: olhar andrógino e sexy.
Estampas: de leopardo adiciona um toque glam-rock, rabiscos e efeitos enquanto estrelas e listras aparecem esbranquiçadas e difundidas.