Tendências para o verão 2012

01/04/2011 14:10

Para o verão 2012 destacam-se os seguintes temas:

 Farm Style:

Com ares bucólicos o tema romântico da estação, traduz em suas formas uma sensualidade ingênua, com silhuetas sonhadoras e naturais, sugerindo looks boho retro, com a influência do início do “hipismo” da década de 70 em São Francisco, Califórnia, com sua atmosfera de “paz e amor”.

Estilistas:  D&G, Bettina Liano, Ashish, Anna Sui, Mango, Replay e Desigual.

Formas: saia gypsy,  top  camponês  fluido, vestidos longos com babados e camadas,  e também com decote cigano ou de corte quadrado, shorts bloomer, saias com babados – detalhes de renda, crochês, macramês, fitas e fechos.

Palavra-chave: boho retrô

Estampas:  florais chintzy, flores de hortênsia, rosas e margaridas ganham destaque, xadrezes gingham garantem o charme rural.

 Color Resort:

Um visual limpo e moderno, com linhas e shapes simples, o tema sugere roupas descomplicadas, com absoluta simplicidade e sobriedade baseado em linhas geométricas, com detalhes funcionais quando usados.

Estilistas:  Celina e Stella McCartney – com as suas raízes no  inverno anterior -, Derek Lam e Sportmax.

Formas: vestido em forma de T, saias  skater, saias lápis, calça flare, shorts slouchy, jaquetas, vestidos na altura do joelho, tops com recortes, vestidos -camisa, com mangas raglan tops em jersey,  tudo com muita utilização de bloco de cores, além de decotes, como gola alta ou em V profundo. Os tecidos volumosos criam um apelo modernista relaxado.

Palavra-chave: linhas limpas.

 Seventy Times:

Com influências do glamour da febre Disco – no melhor estilo Studio 54, festivais hippies com todo seu clima boho chic, ou em linhas limpas de YSL inspirando  o estilo safari, a década de 70 foi relembrada por vários estilistas e segue com forte apelo comercial.

Estilistas:  Frank Morello, Just Cavalli, Current Elliot e Mango.

Formas: Vestidos, do safari aos longos. A calça flare vem com detalhes clássicos da década de 70, como cortes altos e culotes, para os tops valem ajustados, túnicas e camisas.

Palavra-chave: charme com ar despojado

Estampas: cobras e leopardos. 

Active Line:

O estilo esportivo traz um novo clima de utilidade, com silhuetas simplificadas e funcionais. Traduz o conforto da roupa de ginástica e artes marciais para sua  utilização no dia a dia.

Estilistas: Acne, Dsquared2, Cheap Monday, Desigual e Iceberg.

Formas: coletes estreitos com zíper,  vestido utilitário de seda, vestido com detalhes de cordão, parkas, casacos estilo de judô, calças cargo, shorts, t-shirts e tops bandeau, a sensação de pouco peso é indispensável, assim como  trabalhar proporção, em camadas e assimetrias.

 Palavra-chave: utilidade sutil. 

Rocker Forever:

Inspirações da temporada 70’s traz outra tendência importante para o próximo verão em torno de punk da época, com uma versão da atualização de rock-chic misturada com um toque de androgenia.

Estilistas: Balmain, Isabel Marant e Replay.

Formas:  jaqueta e colete  motoqueiro  são os hits desta tendência, com calças jeans skinny, camisas drapeadas  sem mangas.

Palavra-chave: olhar andrógino e sexy.

Estampas: de leopardo adiciona um toque glam-rock, rabiscos e efeitos enquanto estrelas e listras aparecem esbranquiçadas e difundidas.